COMUNICADO IMPORTANTE – SOBRE O CORONAVIRUS

O SINDESP vem a suas associadas e diretoria, recomendar o compartilhamento em suas respectivas empresas, de medidas de prevenção a serem tomadas, em virtude da Pandemia do Virus COVID-19, Coronavirus.

A transmissão da doença ocorre quando o virus entra em contato com as mucosas das vias respiratórias, e pode se dar através de contato com a secreção da pessoa infectada, tosse, espirro, e até pelo contato com superfícies e utensílios contaminados, levando as particulas através das mãos para o nariz, olhos e a boca.

É muito importante manter a calma e seguir as instruções recomendadas pela OMS e Ministério da Saúde, que destacamos a seguir:

1. Higienize as mãos com água e sabão ou Alcool gel, com frequencia;
  2. Utilize lençõs de papel quando for espirrar ou tossir e faça o descarte adequadamente, ou então, proteja a face com a dobra do cotovelo;
  3. Evite tocar na região dos olhos, nariz e boca após tossir, espirrar ou entrar em contato com superfícies não higienizadas;
  4. Lave regularmente copos, vasilhas ou outros utensílios de uso pessoal;
  5. Lave regularmente, brinquedos e outros objetos com água e sabão;
  6. Evite ambientes fechados e de grande concentração de pessoas.

O uso de máscaras por pessoas saudáveis não é uma medida de proteção, sendo obrigatórias para as pessoas infectadas ou aquelas em observação sob o regime de quarentena.

Os sintomas  do COVIT-19, são semelhantes aos da gripe comum, febre, dor no corpo, dor de cabeça, coriza, tosse seca e podem durar alguns dias. Enquanto os sintomas forem leves, trate a gripe em casa e, caso comece a sentir falta de ar busque orientação médica.

O período de incubação, tempo para a doença se manifestar, é de 01 à 14 dias. Os idosos e pessoas com doenças crônicas são alvos mais vulneráveis ao contágio.

Ainda como medidade preventiva, recomendamos avaliar, em seu grupo de colaboradores, aqueles que puderem trabalhar no sistema home office. Com relação aos demais, criar escalas alternativas evitando os horários de picos no uso de transportes coletivos, avaliando ainda, autilização de efetivo de pessoal absolutamente necessário.

Da mesma forma, recomendamos, evitar reuniões, aglomerações, assembleias, seminários, viagens, etc., evitando manter grupo de pessoas num mesmo ambiente, optando pela realização de reuniões através de videocoferência.

Com as medidads e cuidados de prevenção aqui mencionadas, com certeza, estaremos contribuindo para conter a propagação do coronavirus, ajudando a àrea de saúde no combate a esse inimigo tão indesejável.

Sindicato das Empresas de Segurança Privada do Estado da Bahia